como ser um empreendedor de sucesso e abrir o seu próprio negócio

como ser um empreendedor de sucesso e abrir o seu próprio negócio

Para ser um empreendedor, não basta apenas realizar o sonho de abrir um próprio atitudes vencedorasnegócio ou ser empurrado a isso por uma situação de desemprego. O conceito que está por trás disso, sem falar nas qualidades que caracterizam um verdadeiro empreendedor, vai além de um trabalho por conta própria.

Um recente estudo sobre o empreendedorismo na UE, conclui que temos uma taxa muito baixa de empreendedores, o que não é estranho, em face do irracional sistema de subsídio de emprego que era até agora, um dos mais generosos dos Países da OCDE, isso levou as pessoas a manterem-se numa zona de conforto, deixando assim os seus sonhos de empreendedor completamente fechados.

As consequências deste sistema são impressionantes, o estudo revela que 40% dos desempregados que recorriam até agora ao subsídio iam directamente para a reforma ou ficavam inactivos, continuando a receber o salário simplesmente por ainda pertencerem ao cargo.

Estes dados dão que pensar e demonstram que muito tem que mudar. É preciso mudar paradigmas de uma geração, encontrar segredos para criar negócios e oportunidades, estamos a chegar a uma altura do fim da era do trabalho, voltamos a estaca zero.

A vontade e a cultura individual são determinantes, não podemos estar a espera que os nossos governantes mudem alguma coisa, pois eles já não têm nada para mudar.

É claro que ter um sonho é um bom começo, tal como saber onde se quer chegar, ou seja, a visão, mas o mais importante ainda é manter o pé firme no caminho. Afinal, quando não se sabe para onde se vai, qualquer caminho parecerá o correto.

O empreendedor não é assim, ele acredita no sonho, muitas vezes fora da realidade e contrário a todos os conselhos de familiares e amigos. Vislumbra uma era diferente que começa com ele. E esta força de vontade é o que impulsiona a ir mais longe que a maioria, passando por obstáculos nem sempre previstos.

Antes de começar o seu plano de negócio, o empreendedor precisa se livrar dos mitos que o rodeiam. Um dos mais habituais é que o empreendedor precisa saber que os planos de negócio são roteiros de inovação, quanto mais precisos, menores são as hipóteses de erro, mas, ainda assim, poderá haver imprevistos no caminho.

Muitos empreendedores acreditam que sua ideia é a melhor do mundo e por isso, sozinha, ela se sustenta. Daí, não se preocupar tanto com o plano de negócio e acabam sendo prejudicados pela falta de planeamento. È preciso proteger-se destes imprevistos para ter mais certezas de sucesso.

O que se espera de um empreendedor, além de abrir um negócio?

Um empreendedor deve ser um líder, ter capacidade de ver além e estar sempre pronto para inovar e revolucionar o mercado

Espera-se em primeiro lugar, perseverança e comprometimento. É fundamental ter iniciativa e saber correr riscos (não confundir com espírito aventureiro). É preciso ter coragem para tomar decisões arriscadas, mesmo que contrarie a lógica, mas sempre consciente que é melhor aprender com os erros dos outros do que com os seus.

Estas características antecedem as demais porque muitas vezes são elas que vão garantir a existência de todas as outras. Sem perseverança e total comprometimento com o negócio, qualquer um desiste no primeiro obstáculo.

O empreendedor tem que procurar continuamente o conhecimento. A informação apenas não basta, é preciso correr atrás do conhecimento, pois é a base para o planeamento, definição de metas e do cálculo dos riscos que valem a pena.

Por fim, a disciplina, pois por mais óbvio que pareça, muitos enveredam pelo caminho do empreendedorismo sem a menor disciplina. E talvez esta seja a característica mais importante de todas. Alguém disciplinado age a qualquer hora, um indisciplinado fica à espera da hora certa para agir.

Há que agir e criar o seu próprio emprego não como causa mas como consequência de si próprio!

Conheça uma das nossas propostas, clique aqui e comece agora o seu negócio próprio com baixo investimento e sem risco e seja você também um empreendedor


Subscreva Este Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email

2 comentários sobre “como ser um empreendedor de sucesso e abrir o seu próprio negócio

Gostou da apresentação? Deixe um comentário…

%d bloggers like this: