Quero usar o E-goi em vez de outro serviço de email marketing

Vou mudar de ESP! A minha entrega melhora ou piora?

 Quero usar o E-goi em vez de outro serviço de email marketing. A entrega dos meus emails melhora ou piora?

Se  seguir à risca o nosso guia de entrega e nunca fizer spam, melhora constantemente. Mas, mesmo assim, nos primeiros envios de email marketing com o E-goi é bem provável que seja pior!

Espere, não fuja! Esta quebra inicial na entrega acontece sempre que se muda de software ou serviço de email marketing (ESP)! Poucos são os serviços que referem este efeito universal, mas aqui no E-goi preferimos ser francos e dizer-lhe precisamente com que pode contar.

Então por que motivo a sua entrega vai piorar antes de melhorar?

Vão ser encontrados mais emails inválidos (bounces) na sua lista de contatos

Uma das coisas muito úteis que o E-goi faz automaticamente é ver se a sua lista de contatos tem endereços de email inválidos, inacessíveis ou fora de uso. Chamam-se “bounces” e prejudicam imenso a eficácia de entrega, pois os ISP (como o Gmail, Hotmail e Yahoo) acham (e bem) que uma base de dados com muitos endereços destes está suja. E para os ISP, sujo é igual a spam.

O E-goi remove esses bounces nos primeiros envios, mas como a presença inicial deles já prejudicou a sua reputação junto dos ISP, só depois de todos terem sido removidos é que a sua entrega poderá melhorar.

Vai haver mais gente que se queixa dos seus emails

No primeiro envio, é natural que a eficácia de entrega do E-goi faça com que os seus emails cheguem a caixas de correio onde normalmente não entravam. Se essas pessoas não estiverem interessadas em receber os seus emails, vão marcá-los como spam, o que prejudica a sua reputação junto dos ISP e baixará a entrega nos envios seguintes!

Mas não se preocupe. Dado que o E-goi também remove automaticamente os contatos que se queixam de spam, os ISP deixarão de receber essas queixas, o que elevará a reputação após os primeiros envios. Mas atenção, esta melhoria só terá lugar se a sua lista de contatos for totalmente opt-in!

Os ISP suspeitam sempre de qualquer mudança

Regra n.º 1 dos filtros de spam do Gmail, Hotmail, Yahoo e afins: na dúvida, desconfiar! Por isso, quando vêem que o “carteiro” dos seus emails é diferente, entram imediatamente em alerta e fazem uma vistoria ao novo carteiro (ou seja, o E-goi) e às mensagens que traz na mala. Tem um animal de estimação? Ele não fica logo com as orelhas espetadas quando vê alguém novo em casa? Aqui acontece o mesmo 🙂 E como esta vistoria demora algum tempo, os ISP assumem uma postura defensiva que tende a filtrar os seus emails para o spam. Essa vistoria pode ser ligeiramente acelerada se
criar um CNAME E-goi no seu próprio domínio.

De qualquer forma, depois de os ISP analisarem os envios que vai fazendo através do E-goi e confirmarem que as pessoas estão realmente interessadas em lê-los (chama-se a isto “engagement” e é o elemento mais importante para a entrega), a eficácia dos seus emails irá sempre melhorando.

Quase todos os ISP travam a velocidade dos envios

O Hotmail, Yahoo, Gmail e muitos outros ISP têm regras que bloqueiam a entrega caso o volume e velocidade de chegada dos emails seja excessivamente grande. Se o sistema de envio que usava antes do E-goi não cumprir essa regra (chama-se “throttling”), pode parecer que as mensagens enviadas pelo E-goi não chegam com a mesma velocidade. E realmente vão mais devagar, mas assim têm muito melhores hipóteses de serem entregues no inbox.

Então o que deve fazer antes de mudar de um outro serviço para o E-goi?

1) Exporte a base de dados que usa no outro serviço e importe-a para o E-goi, mas assegure-se de que exporta apenas os emails válidos e só os das pessoas que querem receber os seus emails. Se colocar no E-goi emails inexistentes ou de gente que já se removeu, terá obviamente péssimos resultados!

2) Não caia na tentação de fazer envios no outro serviço e no E-goi ao mesmo tempo só para comparar. Além de viciar a comparação (pois as características dos envios e da base de dados nunca serão as mesmas – até as métricas das aberturas e cliques podem ser calculadas de maneira diferente!), os ISP poderão desconfiar e reduzir a eficácia de ambos os envios. Escolha um serviço ou outro. Nunca os dois.

3) Se quiser fazer essa comparação, crie algumas contas de email de teste nos principais ISP (Gmail, Hotmail e Yahoo) e junte-as à sua lista de contatos normal. Estas contas chamam-se “seed list” e devem ser usadas unicamente para ver se os seus emails são entregues (para não viciar os resultados, nunca abra nem clique nos emails que lá entram!). Antes de migrar para o E-goi, faça alguns envios normais para toda a sua lista de contatos (onde também estarão as contas de teste) através do serviço que usa neste momento e veja se os seus emails chegam ao inbox dessas contas. Quando passar a usar o E-goi, faça os mesmos envios para toda a lista (com assunto e conteúdo semelhante) e compare o resultado da entrega nessas mesmas contas.

4) Siga sempre as
normas e boas práticas do email marketing
. Sem isso, nada feito. Lembre-se: não existe fórmula mágica para entregar emails no inbox, mas se seguir todas as normas, tem as melhores hipóteses de lá chegar! Esta regra fundamental aplica-se ao E-goi e a qualquer outro serviço ou software de email marketing, seja ele qual for, pois todos operamos no mesmo oceano da Internet 🙂


Subscreva Este Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email

Gostou da apresentação? Deixe um comentário…

%d bloggers like this: