Como Fazer Um Blog Profissional: Configuração

Fazer um blog profissional é um procedimento que exige muita paciência, trabalho e devoção, se você não está a seguir o meu trabalho, lembro-lhe que criei uma série de artigos para ajuda-lo(a) sobre como fazer um blog profissional.

instalar blog proficional em wordpress

 

Depois de termos falado anteriormente na plataforma para o blog profissional, no Domínio e na hospedagem, vamos passar a configuração do blog e escolha de tema, um processo fácil mas que deve de ser bem executado.

Existem detalhes que só podem ser alterados no princípio do projeto, por isso tenha atenção.

 

Instalação e Personalização do Blog

Agora que já verificou bem todas as indicações da sua empresa de alojamento e  já tem o alojamento e o domínio a funcionar, vamos passar a instalação e configuração do WordPress, dos plugins, e a escolha do tema.

 

Instalar o WordPress

O WordPress para funcionar necessita de ser instalado no disco do alojamento. Como falei no meu artigo anterior, o WordPress é um software grátis que você instala através do cPanel e que depois vai gerir o seu website. Você vai fazer tudo online e trabalhar sempre dentro do seu alojamento, nada fica alojado no seu computador.

A instalação do wordpress é fácil e demora cerca de 10 minutos. Se não sabe como fazer, Peça ao gestor da sua hospedagem ou Procure por mim na internet que eu ajudo.

 

Configuração básica do WordPress

Depois de ter instalado o WordPress, existem algumas coisas a serem configuradas no Painel de Administração:

Entre no seu painel administrativo para fazer a configuração inicial.

como fazer um blog -opsões

 

Em – Opções » Geral:

  • Titulo
  • Subtitulo
  • Registo de Membros
  • Formato da Data
  • Formato da Hora 

 

 

 

como fazer um blog -Opções » Leitura

 

Em – Opções » Leitura:

  • Numero de artigos na página inicial e nos arquivos
  • Numero de artigos a serem mostrados do RSS Feed
  • Mostrar posts completos ou resumidos no RSS Feed

 

 

 

como fazer um blog -Opções » discoção

Em – Opções » Discussão:

  • Aprovação dos comentários (automático ou manual)
  • Alerta por email quando um comentário é publicado
  • Numero de níveis de comentários

 

Em – Opções » Privacidade:

  • Indexar ou não o site nos motores de pesquisa (é recomendado que deixe o site ser indexado)

 

 

como fazer um blog -Opções » Ligações Permanentes

Em – Opções » Ligações Permanentes:

 

  • Configurar os URL’s, recomendo que esteja configurado como a imagem ao lado
  • WordPress Permalinks

 

 

 

 

 

 

 

 

 

como fazer um blog -Plugins

Em – Plugins

Os plugins são complementos de funções que podem ser acrescentados ao wordpress. Existem plugins para quase tudo no wordpress, alguns mais avançados são pagos mas a grande maioria são grátis. Em baixo deixo uma pequena lista de plugins que aconselho usar em qualquer um blog profissional.

Se não sabe com instalar, pesquise na internet  “como instalar um plugin no wordpress”.

 

Plugins mais importantes

  • Yoast WordPress SEO: Este plugin permite, de forma simples, melhorar substancialmente o SEO do seu blog. Depois de instalado apenas necessita de ser configurado uma vez e está pronto a ser utilizado.

Recomendo a leitura do tutorial de instalação, configuração e utilização do Yoast WordPress SEO.

Página do Plugin

 

 

  • Google XML Sitemaps: Assim como o plugin anterior, o XML Sitemaps serve para aperfeiçoar a indexação do blog nos motores de busca. Este plugin cria automaticamente um ficheiro online com o mapa do seu site no formato .xml, que pode ser adicionado no Google Webmaster Tools, Bing Webmaster Center ou no Yahoo Site Explorer.

Um robot ao chegar a este ficheiro vai encontrar todos os links dos posts indexando assim mais rapidamente o conteúdo existente no sitemap.

Página do Plugin

 

  • Jetpack by WordPress.com: O Jetpack é um plugin arquitetado pela Automattic, empresa que desenvolve o WordPress. O Jetpack é uns plugin multiusos fundamental para qualquer blog profissional em WordPress.org. Foi inspirado no WordPress.com, e é basicamente um conjunto de utilitários e plugins que fazem parte da estrutura do WordPress.com desde há muito tempo.

O Jetpack tem incluído dezenas de funcionalidades que devem depois ser ativadas conforme as suas necessidades, principalmente as estatísticas do WordPress, o encurtamento de links pelo WP.me, widgets para o Twitter, os gravatar hovercards, a partilha através de redes sociais do ShareDaddy, a verificação ortográfica de postagem (em Português), shortcodes para embeber vídeos e outros tipos de redes sociais, entre outras funcionalidades!

Essas funcionalidades eram até a pouco tempo fornecidas por outros plugins. É o caso do (Akismet: plugin obrigatório num blog profissional) e que serve para filtrar os comentários de spam que recebe no seu blog.

Com o tempo você vai receber dezenas ou centenas de comentários com Spam que normalmente são publicados por bots automáticos. O Akismet filtra esses comentários facilitando o seu trabalho.

Este plugin vem já com o WordPress por isso não precisa de ser instalado. Por isso se instalar o Jetpack deve desinstalar esse plungin para não ter essa funcionalidade em duplicado. Para usar esse plugin é necessário uma API Key (uma password única) que pode ser pedida neste link.

Página do Plugin.

 

  • Contact Form 7: Também está no mesmo pacote do Jetpack, se instalar o Jetpack deve desinstalar esse plungin para não ter essa funcionalidade em duplicado. Este é um plugin que gera um formulário de contacto através de email que pode ser adicionado a qualquer página do seu blog profissional.

 

Eu aconselho que, (como faço aqui, clique para ver) crie uma página com um formulário deste tipo. É importante ter uma página de contacto pois os visitantes podem ter alguma coisa para perguntar ou propostas a fazer.

Página do Plugin

 

  • Subscribe To Comments Reloaded: Este é um plugin que permite que os leitores sejam alertados por email sempre que alguém coloque um comentário num post que também fora comentado por eles, pois muitas pessoas pedem ajuda nos comentários e pretendem ser alertados por email quando o post tiver uma resposta. Se achar que pode ser usado no seu blog, instale-o também.

Página do Plugin

O Jetpack tem uma funcionalidade muito parecida “Jetpack Subscriptions” nesta funcionalidade pode configurar 2 opções: Inscrição para receber um email sempre que seja publicado um novo artigo e inscrição sempre que alguém comenta o artigo.

Mais uma vez, se instalar o Jetpack deve desinstalar Subscribe To Comments, para não ter essa funcionalidade em duplicado

 

  • Wp-Inserte: Este é um plugin  é utilizado para colocar publicidade nos posts (inicio, meio e fim a esquerda, centro ou direita). Ele foi criado inicialmente para ser utilizado com o Google Adsense, mas como o plugin aceita código html pode ser utilizado para adicionar qualquer tipo de publicidade, scritps, ou até mesmo texto.

Página do Plugin

 

 

Agora Vamos Escolher um Tema

instalar blog proficional em wordpress

 

Por predefinição, o wordpress no fim de instalado fica com um tema Multilingual mas com um aspeto muito pobre, existe muito blog por ai a usar esse tema, eu recomendo a sua substituição, pois a nossa intenção é sempre mostrar um trabalho com qualidade superior, um blog profissional que faça a diferença aos olhos de qualquer visitante.

Esta é a parte mais fácil e ao mesmo tempo mais complexa do processo. É complexa porque é difícil de descobrir um tema já pronto que encaixe perfeitamente no nosso nicho de mercado, por isso tem que seleccionar bem o tema que vai usar. Para escolher  e instalar o tema só precisa de entrar na parte administrativa do seu blog, do lado esquerdo clica em  apresentação, depois é só clicar em adicionar novo, vai aparecer variadíssimos temas, tem 2 opções pré-visualiza ou instala.

Nesta parte você já tem uma ideia daquilo que vai fazer e como o vai fazer, isto se fez tudo como eu recomendei a no artigo “Como fazer um blog – primeiro passoO seu blog vai ter que conteúdos?

Um tema pago é sempre melhor que o gratuito? Nem sempre, mas para se diferenciar no mercado é importante que você tenha um tema diferenciado e preferencialmente exclusivo. por isso veja mais em baixo alguns temas Premium que também lhe podem interessar.

 

Temas Premium que lhe podem interessar:

Conclusão.

Neste 3º artigo você aprendeu como deve configurar um blog profissional incluindo a instalação de plugins e a escolha do tema. Nos artigos seguintes irei falar sobre SEO, e como Promover e Rentabilizar o blog profissional. Fique atento!

 

Subscreva o meu Blog via email na barra lateral do meu Website.

Inscreva-se aqui na minha Newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil sobre este e outros assuntos.


Subscreva Este Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email

Um comentário sobre “Como Fazer Um Blog Profissional: Configuração

Gostou da apresentação? Deixe um comentário…

%d bloggers like this: