Se Mora no Brasil Cuidado Com Suas Finanças!

Muitas pessoas tem pouca ou nenhuma noção das suas finanças pessoais e isso acaba sendo essencial na hora de cuidar do seu futuro. Se você mora no Brasil, preste atenção tenha muito cuidado com suas finanças em 2015.

Mora no Brasil Cuidado Com As Suas FinançasEm 2014 vários bancos no Brasil fecharam com chave de ouro. chagando a um crescimento de lucros em torno de 18 %, entre eles podemos citar o Banco do Brasil , o Itaú, o Bradesco , etc….

Os  números expressivos de 2014 perdem o brilho nesse ano de 2015, segundo vários analistas,  eles estão preocupados com a inadimplência, com o aumento das provisões para créditos de liquidação duvidosa ( que na prática aumentaria mais ainda as inadimplências ) e também o envolvimento de grandes  companhias brasileiras ( como a Petrobrás ) na operação lava-jato.

De trimestre em trimestre  a desaceleração é bem perceptível para os bancos, que no mínimo permanecem  com os números estabilizados e propensos  a quedas.

Outro ponto importante segundo analistas e investidores é sobre as projeções para 2015; visto que nos dois últimos anos, quando as projeções eram otimistas e depois as instituições  revisaram suas perspectivas para baixo, em 2015  a previsão é de que o pessimismo já pese sobre as expectativas iniciais, por essa visão, se as instituições além desse pessimismo  ainda revisarem para baixo suas expectativas, com certeza teremos uma ano bem penoso para todos.

Todos os analistas tem em comum uma maior cautela com o crédito, pois a inadimplência dá claros sinais que vai aumentar, os bancos tendem a fazer investimentos em linhas de crédito mais seguras e com mais impossibilidades de inadimplência.

Namecheap

Esse ano vai ser muito difícil par quem por exemplo fez um crédito em 2014 e 2013, pois os bancos estavam com linhas de crédito com facilidades para quem na verdade não tinha condições de fazer crédito a longo tempo, isso fez com que a economia fosse maquiada, parecendo que estava tudo bem e que havia muito dinheiro no mercado e que tudo estava promissor, agora vamos pagar por essa maquiada, já que a tendência  é de que realmente suba a inadimplência impulsionada pelo fácil crédito dos anos anteriores.

A Prova disso é que a procura por crédito pelos consumidores recuou em 0,5 já em 2014, os consumidores  buscando reduzir seu endividamento e inadimplência, pensando em uma inflação mais alta, taxas de juros subindo e uma possível recessão, já que temos uma previsão não muito boa para esse ano de 2015.

A taxa de juros do cartão de crédito atingiu em Dezembro a maior alta desde 1999 com uma média de 258,26 %, com uma taxa dessa uma dívida de R$ 100,00 na cartão após 12 meses chega a R$ 358,26. No caso de cheque especial a taxa passou de 167,94% para 178,8% ao ano, o maior patamar desde Setembro 2003. No comércio a taxa de juros subiu de 74,52% para 76,85% ao ano ( a maior desde 2012 ).

Também subiram as taxas do CDC ( financiamentos de automóveis ), de 24,16% para 24,46% ao ano; do empréstimo pessoal em bancos, de 51,28% para 53,05% na ano; e no empréstimo pessoal em bancos, de 51,28% para 53,05% ao ano; e no empréstimo pessoal em financeiras, de 132,91% para 133,96% ao ano.

A grande realidade é que os problemas no mercado financeiro estão em crescimento rápido e inédito em sua forma. A situação de hoje é muito diferente do final de segunda guerra, quando os gastos estavam voltados para a reconstrução de um futuro, como foi feito na década de 1950 e 1960. Em vez disso os problemas sistémicos e económicos de hoje estão levando  a uma deterioração  ainda maior nas suas finanças.

Nesse contexto da economia brasileira e mundial o melhor a fazer é ser consciente n que diz respeito a gastos e créditos. E esperar que tudo se ajeite e esse cenário volte a ser uma boa alternativa de investimento, caso contrario suas finanças pessoais poderão piorar em 2015.


Subscreva Este Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email

Gostou da apresentação? Deixe um comentário…

%d bloggers like this: